Alguém já ouviu falar do árbitro internacional Massimiliano Irrati❓ Não❓ Sim⁉️
O italiano oriundo de Florença, tem 42 anos e alcançou o estatuto de internacional em 2017. É árbitro do Grupo 2 da UEFA.
Segundo a blogosfera do meio, nomeadamente relatos do seu país, não foi merecedor da indicação ao quadro internacional, fruto do seu desempenho nos relvados da Serie A.
Nicola Rizzoli 🇮🇹, Coordenador da Arbitragem da Serie A e B, justificou a Pierluigi Collina 🇮🇹, Presidente do Comité de Arbitragem da FIFA, que a indicação desse árbitro deveu-se às suas qualidades como... vídeo-árbitro!
E confirmou-se!
Massimiliano Irrati foi nomeado como vídeo-árbitro para o Mundial - 🇷🇺 2018 e esteve presente em 14 jogos, incluindo a Final.
Onde é que queremos chegar com a trajetória de um dos melhores vídeo-árbitros do Mundo❓ 🤔
As funções de Árbitro e VAR 🖥 são tão distintas que não poderemos nunca afirmar convictamente que um bom árbitro será um bom VAR e o contrário também.
Vejamos o nosso exemplo.
Tiago Martins alcançou as fases finais do Mundial Masculino em 2018 e Feminino em 2019, pela reconhecida competência como vídeo-árbitro. Neste verão estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Já como árbitro a sua qualidade é claramente inferior.
Nos próximos anos o vídeo-árbitro será introduzido na Liga Portugal SABSEG e na Liga 3. A arbitragem portuguesa precisa que de que o seu quadro de especialistas seja aumentado com a competência de novos valores.
Não podemos ficar satisfeitos em ter um Tiago Martins, se temos capacidade para formar outros Tiago's.
Um bom VAR 🖥 não pode ter a sua carreira comprometida, por ter sido despromovido enquanto árbitro de futebol. Isso deixou de fazer sentido.
Ainda hoje questionamos como é que é possível não termos aproveitado a competência como vídeo-árbitros de Cláudio Pereira e João Malheiro Pinto. A certificação em vídeo-arbitragem tem custos. É um investimento. A FPF tem investido muito e colhido pouco, por culpa própria.
Nos próximos anos a certificação de VAR 🖥 será abrangida a todo o quadro C2 Futebol. Os jovens árbitros além de serem quartos-árbitros na I Liga, poderão desempenhar funções de AVAR 🖥.
Tal como acontece lá fora em que vemos na equipa de arbitragem de Artur Soares Dias o João Pinheiro a VAR 🖥 e Luís Godinho a AVAR 🖥.
Nada impede um Árbitro de ser AVAR 🖥.
Sem comentários:
Enviar um comentário