A arbitragem faz-me lembrar um país africano. A maioria da população pobre e cerca de 2/3% com alguma fortuna.
O topo da arbitragem nacional tem direito a todas as mordomias. Abaixo desse patamar, pelos vistos a arbitragem termina para alguns...
Meus amigos e amigas do C.A da FPF e também da APAF,
Não é a fazerem refresh diariamente nas páginas do De Olho na Arbitragem que vão resolver os problemas. Lembrem-se que os dirigentes não estão deste lado. Resolvam-nos! 😉
1️⃣ Os SCA's
📸 Produto da proArbitro.com
Os únicos SCA's que funcionam bem são utilizados pelos árbitros da Liga NOS.
Os aparelhos de comunicação tem ligação ao VAR 🖥 na Cidade do Futebol e são de tecnologia de ponta, sem ouvir ruído, sem qualquer problema, estando em cada estádio 2 conjuntos de reserva para que nada falhe no "futebol dos milhões".
Na Liga Portugal SABSEG sem VAR 🖥, logo a qualidade começa a diminuir...
Nesta competição profissional os árbitros utilizam os antigos "Vokkero". Estes SCA's foram utilizados outrora na Primeira Liga, estão velhos e desgastados. O que é raro é encontrar um conjunto de quatro que esteja impecável, a funcionar bem.
Os nossos pupilos tem dificuldade em ouvir e fazerem-se ouvir no jogo devido à qualidade dos aparelhos.
E nas competições não-profissionais❓ 🙁
Querem mesmo saber❓😅
Os árbitros utilizam o que... compram 🤪.
Normalmente são os SCA's V4 ou V6 destinados para motard's e fabricados na China.
A qualidade é razoavelmente se for utilizada em trios de arbitragem. Se levarem quarto-árbitros dificilmente conseguem obter ligação entre todos.
Na segunda fase do Campeonato de Portugal raramente o quarto-árbitro conseguiu estar ligado pela via da comunicação ao trio de árbitros.
O mesmo aconteceu na Liga BPI. As meninas levaram quart-árbitra que só serviu para efetuar as substituições e dar algum descanso à AA1.
2️⃣ Os Spray's
Há muitos anos que são utilizados na Primeira Liga. Tem utilidade. A Liga Portugal fornece. A FPF só envia mensagens de felicitações ou de pesar a tudo o que tenha o mínimo de protagonismo neste pequeno pedaço de terra junto ao mar.
O que interessa é o Conselho de Arbitragem recomendar. Os árbitros ou árbitras das competições não-profissionais para seguir a recomendação.... compram ou pedem umas latinhas aos colegas da Primeira Liga.
E como se resolverá❓
O que é que o Conselho de Arbitragem da FPF tem feito❓ Pelos vistos recomenda. Não interessa como. É (r)encomendar!
E a APAF❓ 🤔
Tem andado atarefada em defender os árbitros das competições profissionais no pântano dos clubes do poder. Nos últimos tempos também tem tido iniciativas que pretendem humanizar a figura do árbitro junto de outros intervenientes.
Caro Luciano Gonçalves,
Aproveite a silly-season para negociar alguns direitos para a arbitragem das competições não-profissionais. Os aparelhos SCA's devem ser renovados, cedidos pela FPF ou com preços justos para aquisição e conforme o patamar de cada árbitro 😉.
Sem comentários:
Enviar um comentário