O curso C2 Elite Futebol na próxima época só mudará o nome: A primeira fase chamar-se-à Curso de Formação de Elite e a categoria adotará o nome de C2 Futebol.
C2 Futebol em transição em 2020/21:
O curso mantém-se igual ao desta época. Na fase teórico-prático 12 árbitros C2 Futebol vão lutar por uma das vagas, não determinadas, na fase de estágio.
Os lugares de promoção a C1 Futebol no fim da época continuarão a ser de dois árbitros.
Os árbitros não promovidos, que estejam na primeira época na categoria, que tenham idade inferior a 37 anos e que ficaram classificados até ao 6° lugar, inclusive, mantém-se na categoria em 2020/21.
Exemplo:
Se os árbitros C2 Elite Futebol Fábio Melo (AF Porto) e José Rodrigues (AF Lisboa) não forem promovidos a C1 Futebol no fim da época 2019/20, mas ficarem classificados até ao 6° lugar, inclusive, serão na mesma despromovidos a C3 Futebol em 2020/21.
E porquê❓
Porque estão na segunda época consecutiva em C2 Elite Futebol!
Aqueles que ficarem classificados entre o 7° e o 12° lugar inclusive, regressam a C3 Futebol!
Não há dúvidas❓ Pois não❓
O procedimento é igual ao que aconteceu no atual curso.
No curso de 2021/2022 serão aplicadas as grandes alterações, inscritas no R.A de 2020/21.
No final de 2020/21:
➡️ O número de entradas na fase teórico-prático do curso será reduzido de 12 para 5 árbitros!
➡️ A idade limite de admissão continuará a ser de 36 anos!
➡️ O fator idade voltará novamente a ser determinante, porque no mínimo 1 dos 5 formandos terá que ter idade inferior a 30 anos;
➡️ Uma outra novidade, que é igual ao que será utilizada, na fase de seleção para C4 Futebol, o C.A da FPF, poderá indicar adicionalmente 2 árbitros C3 Futebol, que tivessem participado recentemente no programa CORE da Academia da Arbitragem e que foram considerados "talentos".
O que quer dizer❓🤔
Que o curso de Formação de Elite poderá ter entre 5 a 7 árbitros, sendo que os dois últimos serão sempre indicados pela estrutura do C.A da FPF.
➡️ O número de promovidos a C2 Futebol irá rondar no número de 4, tudo dependerá dos limites de idade; Poderá ser mais, poderá ser menos;
A categoria C2 Futebol também terá novidades em 2021/22:
➡️ O número de árbitros continuará a ser de 12;
➡️ O número de promoções (2) a C1 Futebol também se mantém;
➡️ A grande novidade é o aumento do número de lugares que garantem a manutenção. Até agora é até ao 6° lugar, inclusive, no próximo ano, em 2021, será até ao 10° lugar inclusive;
➡️ A norma de que um árbitro C2 Futebol poderá garantir a permanência na categoria desde que esteja na primeira época, passará para duas épocas consecutivas;
No final da próxima época vão subir e descer menos árbitros das competições profissionais. O objetivo será dar estabilidade, oportunidade e tempo no desenvolvimento aos árbitros que chegam a uma nova realidade: O Profissionalismo!
Sem comentários:
Enviar um comentário