Neste mês de abril será decisivo para as classificações dos árbitros C2 Futebol, com as últimas provas da época e as avaliações na Liga Portugal SABSEG.
Neste momento podemos adiantar que 5 dos 12 árbitros C2 Futebol estão a lugar por uma das vagas no quadro C1 Futebol em 2021/22.
1️⃣ João Gonçalves (AF Porto)
2️⃣ Bruno Rebocho (AF Lisboa)
3️⃣ Marcos Brazão (AF Algarve)
4️⃣ David Silva (AF Porto)
5️⃣ Cláudio Pereira (AF Aveiro)
E quantas vagas haverá em C1 Futebol na próxima época❓
O regulamento de arbitragem da FPF garante-nos: 2 promoções, mas... a história da arbitragem tem-nos dito que nada é garantido. Se calhar poderão ser 3, 4 ou 5.
Quais serão os fatores que poderão abrir mais do que as vagas regularmente previstas no topo da arbitragem em 2021/22❓
➡️ Se o C.A da FPF despromover pela via administrativa o árbitro Gonçalo Martins e contando para a despromoção os últimos 2 classificados, vão se abrir automaticamente: 3 vagas!
➡️ Se não for prolongada a derrogação ao Nuno Almeida e se não for atribuído o mesmo estatuto ao Rui Costa.
Ficaríamos com 5 vagas em C1 Futebol, estas duas, mais as outras 3 da alínea anterior;
Vamos a três exemplos, no que toca a possíveis cenários de promoções e despromoções:
➡️ Imaginem que o 4° e o 5° classificado em C2 Futebol são oriundos de associações que sustentam o atual C.A da FPF;
➡️ Imaginem agora nos C1 Futebol que o penúltimo classificado era ocupado por um árbitro que agrada à estrutura. Neste caso desceria o último classificado + Gonçalo Martins!
➡️ E se for ao contrário❓ O árbitro em penúltimo lugar na tabela classificativa era ocupado por um árbitro que não agrada à estrutura. Nesse caso desceriam esses dois + Gonçalo Martins.
Tudo dependerá mesmo de fatores, como o peso da associação e o interesse da estrutura em "agarrar" ou deixar "cair" determinado árbitro.
A silly season da arbitragem portuguesa promete ser de muitos confetes e, fumo para nos entreter entre as idas à água e o saborear da típica bola de berlim.
As classificações vão sair nos últimos dias de maio ou no máximo nos primeiros dias de junho. Ninguém saberá o desfecho, o que irá permitir várias interpretações no meio de tantas interrogações e pontos de exclamação.
A estrutura nacional da arbitragem enquanto nos vê a bater com a cabeça uns nos outros e conforme a pressão exercida, por parte das associações [dirigentes e árbitros], tomará uma decisão.
Quer nos quadros, como no regulamento que como habitualmente assenta que nem uma luva em alguns dos nossos prodígios.
A Análise aos cinco árbitros C2 Futebol que estão a lutar uma oportunidade na Liga NOS em 2021/22:
5️⃣ e 4️⃣ - Cláudio Pereira e David Silva
Nos últimos jogos foram "mandados parar por parte da fiscalização, mas ainda estão perto da meta". Este contratempo será decisivo❓
3️⃣ - Marcos Brazão
O primeiro foi para os pardais. Depois de um mau arranque, se não houver "mais nenhum furo, não precisará de ir às boxes".
2️⃣ - Bruno Rebocho
Discretamente na luta. Sem luzes, continua por ai...
1️⃣ - João Gonçalves
Elogios para lá, elogios para cá. Se o João Gonçalves fosse crucificado, garantiria na mesma o 1° lugar. Veremos se não ocorre um despiste com os sonhos da ilusão...
Sem comentários:
Enviar um comentário